O Desafio do Almoxarifado na Construção Civil
O almoxarifado é o coração de qualquer construção, garantindo que os materiais estejam prontos e disponíveis no momento necessário. Entretanto, é um desafio constante gerenciar com eficiência a entrega e o armazenamento dos materiais no canteiro de obras.
Exige uma integração perfeita entre: Suprimento, Produção, Almoxarifado, Fornecedor e Transportador.
Aplicativos têm sido fundamentais para esta integração, gerando documentos em tempo real, reduzindo o tempo entre a solicitação e o recebimento.
Agora me responde: já viste um almoxarife recebendo uma carga de esquadrias de um edifício e enchendo todo o almoxarifado ou ocupando 2 ou 3 apartamentos em obra?
E quando chegam juntas as louças sanitárias, as tubulações e as tintas? Como acomodar tudo?
As consequências são: atrasos, interrupções, aumento de custos, avarias, perdas… pois além dos materiais da obra, muitos almoxarifes controlam também as ferramentas e equipamentos.
Programação de entregas: Onde está o gargalo?
Percebo que o gargalo está mais concentrado na logística de entrega.
Agora, o que te proponho é que chames teus fornecedores para conversar sobre uma “programação” de entregas. Isso vai economizar o teu tempo, e também vai otimizar o teu espaço de armazenamento.
É possível que haja resistência à mudança ou que algum fornecedor queira cobrar um preço maior para fatiar uma grande compra em várias entregas, mas tem como chegar a um acordo que fique bom para os dois ou podes ver com outros fornecedores.
Aqui na ImperFIM é regra entregar na data programada e no almoxarifado da obra.
Nossos entregadores aplicam o método FIFO em cada entrega e o mais interessante: o transporte é por nossa conta!
Esperamos que este artigo te ajude a tornar teu almoxarifado mais eficiente e a explorar os benefícios de trabalhar com um fornecedor que entenda e principalmente, atenda às tuas necessidades.
Se este conteúdo tem valor prá ti, deixa tua curtida e compartilha com alguém que possa se interessar pelo assunto. Obrigado por ler até aqui e nos encontramos na próxima semana!
Comentários